Adquiri um GPS Bluetooth Holux a alguns dias atrás para minha viagem por São Paulo com alguns amigos, e como viria para Londrina neste fim de semana com meu pai resolvi testa-lo na viagem.
Bom, o equipamento é o seguinte: GPS Holux com interface bluetooth, N800 com Maemo-Mapper com trajeto e mapas adquiridos antecipadamente através do Google-Maps.
A saÃda de Curitiba e boa parte do trajeto até chegar em Londrina foi excepcional! Se havia algum erro de GPS, este foi imperceptÃvel. Eu ficava admirado em ver o ponto azul em uma curva exatamente quando o carro fazia a mesma. Tudo muito sincronizado.
Como nem tudo são flores, chegando em Londrina houve uma grande decepção, pois havia um erro de quase duas quadras ( uns duzentos metros ) em relação ao ponto mostrado no mapa e o ponto onde eu realmente estava.
De duas uma:
- O GPS está me passando uma informação errada.
- O Google Maps não mapeou direito às coordenadas de Londrina.
Pessoalmente, a primeira eu acho difÃcil de ser verdade, uma vez que ele estava funcionando muito bem em Curitiba em meus testes utilizando de 9 a 10 satélites ( onde estou agora, em Londrina, o GPS utiliza 8 ).
A segunda opção eu acho bem viável. Londrina não é uma cidade tão grande, e o mapeamento pode ter sido feito “à s coxas”.
A questão é a segunte: Será que em minha passagem por Sorocaba e Itú terei o mesmo problema? Mesmo SP sendo o “coração do Brasil” (sem trolls aqui, por favor), ambas também são cidades de interior.
Por isto eu faço um apelo: Se você é morador de Londrina-PR, Itú-SP ou Sorocaba-SP, e possui GPS: Pegue suas coordenadas e coloque-as no GoogleMaps e verifique se a referência no mapa é realmente onde você está. Depois poste aqui os resultados.
Bom, vou aproveitar minha famÃlia agora =)
Abraços a todos e bom fim de semana!
[Update] Hoje com mais tempo vim tentar descobrir o problema, e é mais ou menos o que o Rafael falou. A verdade é que o mapeamento por satélite do GoogleMaps é uma beleza, mas o mapeamento de rua não!
Descrevendo o problema: A rua marcada em vermelho deveria estar no traçado verde. O Google Satelite posiciona-se corretamente, mas o mapa é posicionado com um erro de cerca de 167 metros.
Bom, talvez o Google não seja tão bom assim =)
[Update2] O Google compra as informações sobre mapas da MapLink. Logo o problema está lá!
6 Comments